Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ROTEIRO DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO


Toda noiva está cansada de saber do passo a passo do casamento, escolher a data, procurar a Igreja, local da recepção, decoração do ambiente, quantidade de doces, a música da valsa, etc , etc, etc, mas me conte, você sabe direitinho qual é o roteiro da missa de casamento? Resolvemos resumir o roteiro da celebração de um casamento católico em 5 partes.
1) Cortejo de entrada. Os convidados devem estar presentes antes de a noiva entrar porque, juntamente com o sacerdote eles representam a Igreja que recebe o casal para a benção matrimonial. O cortejo começa com a entrada dos casais de padrinhos, em seguida entram a mãe da noiva de braços com o pai do noivo, logo depois entra o noivo, de braço esquerdo dado à sua mãe.
A entrada da noiva é marcada pela marcha nupcial, que deve caminhar a passos lentos, coincidentes com os acordes que terminarão ao mesmo tempo de sua chegada ao altar. As daminhas e pagens caminham à frente da noiva e seu pai.
2) Liturgia. Os noivos ficam de pé frente ao sacerdote, ou de joelhos em um genuflexório geralmente adornado disposto frente ao altar. O sacerdote dá início à parte litúrgica com palavras de boas vindas e enaltecimento do valor do matrimônio. Os padrinhos podem fazer a 1°. e a 2°. leitura, o sacerdote lê o evangelho e faz a pregação. Terminado o seu sermão, anuncia o ritual do casamento.
Depois que os noivos pronunciam seu compromisso mútuo, o sacerdote solicita a entrada das alianças.
Após colocadas as alianças, o padre convida os noivos a que se beijem como indicação do seu amor.

Reinicia-se a liturgia da missa, com o credo e a oração universal.
3) Assinaturas e fotos. Terminada a missa, são assinados os papeis pelos noivos e pelos padrinhos, sobre o altar ou sobre uma mesinha disposta lateralmente, numa das pequenas naves laterais.
4) Cortejo de saída. Terminadas as fotos com os pais diante do altar, o noivo dá o braço esquerdo à noiva, e descem ao átrio, atravessando o templo rumo à porta principal. Logo seguem os pais da noiva, os pais do noivo e os casais de padrinhos.
5) Recebendo os cumprimentos. Os convidados precisam de uma oportunidade para cumprimentar os recém-casados e estes, e seus familiares, precisam de uma oportunidade para agradecer a presença de todos na cerimônia. As alternativas para isso são:

(a) receber os cumprimentos na igreja, posicionando-se em uma “fila de cumprimentos” tanto os que receberão os cumprimentos quanto os que irão apresentá-los;
(b) receber os cumprimentos sem fila organizada, dentro ou fora da igreja, e isto vai melhor quando se abre mão do cortejo de saída;
(c) deixar para receber os cumprimentos e efetuar os agradecimentos na recepção.
Fonte: Cobra, Rubem Q. – Casamento religioso católico. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2003.

Um comentário:

  1. Norma boa tarde.
    Vamos nos casar no civil, mas gostaria de fazer uma celebração no cerimonial como manda o figurino da igreja.
    Tem alguem para recomendar...
    Agradeço desde já
    Camilla
    camilla.bastos@gmail.com

    ResponderExcluir